Como eu ajudaria o seu time antes da Trade Deadline.
- Arthur Salazar
- 5 de jan.
- 6 min de leitura
Entre uma garfada no salpicão e uma conchada na farofa, passei a virada do ano pensando em trocas para as trinta franquias da NBA. Que loucura! Talvez o trabalho tenha ido longe demais, ou as férias tenham ficado curtas demais. Seriamente, em algum momento eu não distinguia mais as minhas promessas pro ano que vinha, ou os meus objetivos hipotéticos em resolver os enigmas montados em forma de elenco dos times da NBA.
Pra sua sorte, fã de algum ou de alguém da NBA, eu tenho uma lista. Um combinado de oito trocas, mais de cinquenta jogadores movimentados, e representatividade total com todas as franquias da Liga sendo envolvidas no meu sonho de Trade Deadline. É isso mesmo, eu fiz o que me cabia, na função de comissário hipotético, e resolvi trinta problemas, do meu jeito. Já se atente, o seu time será citado. Leia tudo se for amigo do Tabelado de 3, e leia mais ainda se quiser material pra criticar. Confio em você mais do que confio nessas diretorias de NBA. A régua é baixa, mas confio em você!
Eu não acredito que fiz isso…

Raptors: Giannis Antetokounmpo + Thanasis Antetokounmpo + Gary Trent Jr
Bucks: RJ Barrett + Anfernee Simons + Collin Murray-Boyles + 1R de 2029 dos Raptors (protegida no Top 5) + 1R de 2031 dos Raptors (protegida no Top 5) + 1R de 2032 dos Celtics (protegida no Top 10)
Celtics: Jakob Pöltl + Ochai Agbaji + Andre Jackson
Observações e defesa de caso: Preciso explicar por que faz sentido pra TOR trocar tudo pelo melhor ala da NBA? Tenho também que justificar como RJ; CMB; Simons e quatro escolhas de primeira rodada são um pacote legal pra MIL? E que tal pra BOS ganhar três jogadores de teto de titulares, em meio a uma temporada que já se mostra promissora? Os Celtics dão mais soluções ao garrafão e aumentam o plantel pra rodar. Os Bucks ganham um projeto de Franchise Player em Barrett ou Boyles, e capital de Draft pra recomeçar. Os Raptors saem com o melhor jogador trocado nos últimos anos ao lado de Luka.
Tire imediatamente o elefante da sala!

Hawks: Anthony Davis + Javonte Green
Pistons: Trey Murphy III + Kristaps Porzingis
Mavericks: Zaccharie Risacher + Marcus Sasser + Caris LeVert + 1R de 2027 dos Hawks (troca com NOP ou MIL) + 1R de 2029 dos Hawks (troca com DAL)
Pelicans: Tobias Harris + Bobi Klintman + 1R de 2028 dos Pistons (protegida no Top 10) + 1R de 2031 dos Pistons (protegida no Top 8).
Observações e defesa de caso: Por mais que algo me faça acreditar que AD não vai levar ATL pra muito mais longe do que uma corridinha de Playoffs, eu não gosto o suficiente de Risacher pra ir contra. E por mais que eu não goste muito do francês, acredita que gosto dele com Flagg? É um desenvolvimento legal de dupla defensiva, sem pressão e com espaço pra armadores e grandes. Ainda no leste, que bom seria pros Pistons ter Trey como segunda opção ofensiva! Porzingis pode oferecer dinâmica além, e seria útil sim se jogasse seu basquete teórico. Na ótica de NOLA, é ganhar três escolhas pra começar a aceitar que é abraçar Fears e Queen, e zerar o elenco com capital de Draft chegando. Eu ficaria com Trey, mas acho que o mercado vai fisgar!
O retorno para a coroação e mais umas mudanças colaterais.

Thunder: Russell Westbrook + Keon Ellis + Dario Šarić + Joe Ingles
Wolves: Dennis Schroder + 2R do Thunder de 2027 (troca com HOU/IND/MIA)
Grizzlies: Jonathan Kuminga
Kings: GG Jackson + Ousmane Dieng + Leonard Miller + Mike Conley + 1R de 2029 do Thunder (via DEN)
Warriors: Kentavious Caldwell-Pope + 1R de 2027 do Thunder (via DEN) + 2R de 2028 do Thunder (via UTA) + 2R do Thunder de 2028 (via MIL)
Observações e defesa de caso: Westbrook precisa colher os frutos do que plantou em OKC, e o Thunder precisa dele e Keon Ellis pra se tornar a melhor defesa da história da NBA. Sei que isso não resolve o problema Wemby, mas ajuda a solucionar a questão Fox-Castle-Harper. Pra MIN, o Pimentinha é a cara do jogo e armador certeiro pra superar Conley. Que, por sua vez, é a única parte do passado que chega pra reestruturar os Kings. Aliás, SAC ainda tem três All-Stars pra trocar e ganhar mais escolhas ainda. Pra GSW, uma escolha por Kuminga já é muito, visto que ele destruiu seu valor de troca desde sempre. E falando nele, gosto do encaixe em MEM e do potencial que tem pra mudar a trajetória da sua carreira.
Viva o basquete de peladeiros!

Bulls: Jalen Green + John Collins
Suns: Coby White + Kevin Huerter
Cavaliers: Derrick Jones Jr
Clippers: Patrick Williams + Lonzo Ball + 2R de 2028 dos Bulls + 2R de 2029 dos Bulls + 2R de 2026 dos Cavs + 2R de 2027 dos Cavs (via DEN)
Observações e defesa de caso: Jalen Green e Coby White são quase a mesma coisa. JG é mais caro, mas é mais novo e com mais potencial grifado. White é mais barato, mas menos “estrelável” e testado. Pros Bulls, Coby já ia embora mesmo, e Collins por um ano é interessante. Pros Suns, Booker e Brooks são mais importantes do que um possível craque não disponível, e Huerter encorpa esse elenco. Agora, pros Cavs, DJJ tapa alguns muitos buracos e é mais confiável que Zo Ball. Coisa que os Clippers têm que ignorar, assim como Pat Williams, pra conquistar pelo menos algumas escolhas de segunda rodada, e ter um time ainda razoavelmente competitivo pra fugir do Tank.
Abrace a sua identidade.

Blazers: Michael Porter Jr
Heat: Jerami Grant
Nets: Terry Rozier + 1R de 2028 dos Blazers (troca com MIL) + 1R de 2029 dos Blazers (protegida no Top 8) + 1R de 2029 do Heat (protegida no Top 10)
Observações e defesa de caso: A premissa é que as três franquias expostas estão mais próximas das suas filosofias. POR precisa de espaçamento, e MPJ é o melhor jogador disponível pra isso. Sem contar que ele encaixa muito mais na linha do tempo jovem dos comandados de Splitter. MIA ama, e precisa, de jogadores que criem no X1 pra fortalecer o jogo sem Pick de Spoelstra. Grant é exatamente esse cara, e um defensor rodável pras alas. BRK ganha três escolhas de primeira rodada por um jogador bom demais pra esse momento, e ainda abre espaço pra Free Agency, onde podem achar um Porter Jr mais modular e ajustado ao momento da franquia.
Todo mundo aí é a cara do novo time.

Knicks: Bennedict Mathurin + Jeff Green
Rockets: Miles McBride + 2R de 2028 dos Knicks (via IND ou PHX)
Pacers: Jeremy Sochan + Jaesean Tate + 1R dos Knicks de 2026 + 1R dos Rockets de 2028 (escolha mais favorável entre IND e HOU)
Spurs: Guerschon Yabusele + Ariel Hukporti
Observações e defesa de caso: Eu amo Benn Mathurin em NY. Dito isso, sei também que isso tem uma cara de aluguel de um ano. Mas, e se ele for a fagulha que falta pra esse time ser campeão da NBA? Por isso que McBride iria pros Rockets, já que os Knicks têm Kolek, e HOU não tem ninguém. E também por isso que Yabusele se juntaria com seu amigo francês e dividiria viagem com um bom e jovem pivô de rotação em Hukporti. Sochan é interessante pra small-ball em Indiana, e pode florescer no jogo coletivo assim que Haliburton voltar. E sinceramente, sair com duas escolhas por Mathurin ainda é um bom retorno.
Tive que fazer a boa pros Lakers, senão iam me xingar no Twitter.

Lakers: Collin Sexton + Jonathan Isaac + Mason Plumlee
Magic: Jarred Vanderbilt
Hornets: Dalton Knecht + Gabe Vincent + Maxi Kleber + 2R de 2032 dos Lakers + 2R de 2028 do Magic
Observações e defesa de caso: Como eu gosto de dar protagonismo ao meu Charlotte Hornets, foi Collin Sexton que virou a mais nova quarta opção ofensiva dos Lakers. Além dele, que já é muita coisa se abraçarmos o auge, também chega Isaac pra ser a mesma coisa que Vanderbilt, e Plumlee pra servir de sombra no garrafão. ORL ganha Vanderbilt, que é de novo: a mesma coisa que Isaac, mas é mais barato; mais novo; arremessa um pouco melhor; e no pior dos casos, sai ao fim da temporada. Já pra CHA, Knecht vem finalmente, e serve como mais um pro perfil ofensivo desse time. Os dois veteranos que chegam trazem duas escolhas de segunda rodada em contrapartida, e Kon Knueppel terá mais minutos pra jogar!
Recalculando rotas e ajudando sem distinções.

Jazz: Quentin Grimes + 1R de 2030 dos 76ers
76ers: Cody Williams
Nuggets: Justin Champagnie + Adem Bona
Wizards: 2R de 2027 do Jazz (via BOS ou ORL) + 2R de 2032 dos Nuggets
Observações e defesa de caso: UTA precisa mais do melhor Grimes do que do melhor Cody. Isso porque Keyonte e Lauri são a fundação desse time, e Ace Bailey pode ser o dono da ala. Grimes dá robustez pro presente e futuro, e é uma certeza em meio a tantas apostas que o Jazz já fez. Curiosamente, pra PHI é inverso. VJ e McCain merecem mais confiança que Quentin Grimes, e Cody Williams aparece exatamente no vácuo de PG13 pra se desenvolver como um possível alicerce desse futuro pós-apocalipse-Embiid. DEN ganha um excelente cortador e reboteiro em Champagnie, e tem Adem Bona dando profundidade ao garrafão. WAS troca um jogador por escolhas de segunda rodada e segue firme projetando em Draft.
