top of page

Nathan Mariano vai pro Draft!

  • Foto do escritor: Arthur Salazar
    Arthur Salazar
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura

Naquele Brasil versus Uruguai, ficou claro que Nathan Mariano podia ser o que sempre falaram dele em Franca. Aliás, tem bastante tempo que falam de Nathan. Uns anos atrás, eu já ouvia nos corredores de ginásios que existia um unicórnio na capital do basquete. Falava-se muito da chance de que ele fizesse de tudo um pouco, e melhor que o irmão.


Essa parte final é de uma responsa e tanto, coisa que, por si só, já acaba com metade que tenta. Nathan é irmão de Lucas Mariano, provavelmente o melhor pivô do basquete nacional na década, e pra muitos a solução pro o garrafão no ciclo.


O que importa é que Nathan cresceu sob pressão, e entre uma passagem na Flórida e o retorno pra Franca, virou um novo jogador. Ou melhor, aquele jogador teórico desde sempre.


Um ala de 2.07m que protege o aro pra 35.9% de aproveitamento adversário perto da cesta, mas ainda assim, um chutador de 37.7% pra 3PT. A versatilidade ainda garante 61.1% de acerto na transição e defesa que permite só 19.6% de conversão do rival isolado.


Nathan tem material pra ser considerado um dos melhores defensores do nosso basquete, sem deixar de ser muito impactante com sua gravidade ofensiva. Virou!


Não à toa que vai buscar destaque pra chegar forte no Draft. Pra isso, a expectativa é de que Nathan esteja em treinos com franquias e em “camps” de exibição. O calendário do NBB, com Franca pintando nas fases finais, dificulta, mas não mata a chance de vermos o brasileiro nos principais holofotes pré-Draft.


Nathan entra pro Draft por cumprir o requisito de “elegibilidade automática” para atletas internacionais. A regra define todos atletas que cumprem 22 anos no calendário da classe, como selecionáveis sem necessidade de declaração. Nascido em 2003, o brasileiro encaixa no sistema descrito.


O Draft está marcado para 25 de junho às 21:00. Nathan Mariano já tem acordo de representação internacional com a mesma agência responsável pelos trâmites de Márcio Santos no Ulm, e Alexey Borges na sua ida ao Crailsheim Merlins. O brasileiro ainda conta com interesse do mercado europeu.

Comentários


Falo de basquete, de base; masculino e feminino; do Brasil; da Europa; da NBA; da WNBA.

  • Instagram
  • X
  • Youtube
  • LinkedIn
bottom of page